COMPETIÇÃO DE PONTES DE PALITOS

A COMPETIÇÃO
O curso de Engenharia Civil teve iniciativa de realizar a primeira Competição de Pontes de Palito de Picolé na Universidade do Vale do Itajaí em 2013. Esta competição ficou aberta para participantes de outras instituições de ensino superior restringindo aos cursos de engenharia. O objetivo era incentivar os estudantes a verificarem na prática, o comportamento dos materiais sob ação de carregamentos. Para isso, a equipe ao realizar o projeto da ponte, deveria ser apta a aplicar conhecimentos básicos de Mecânica, Análise Estrutural e Resistência dos Materiais. Tais ciências são abordadas durante os cursos de engenharia.
As equipes, composta por até cinco acadêmicos, dereviam projetar uma ponte com no máximo 1200 mm de largura, 200 mm de altura e com um vão livre de 1000 mm. A partir do projeto, as equipes, deveriam realizar uma estimativa da capacidade de carga e massa da ponte, apresentando estas informações em um banner no dia do evento. Cada equipe recebeu 700 palitos de picolé e 5 tubos de cola instantânea. O Ensaio da ponte concistia de aplicar uma carga inicial de 20 kg por 20 segundos e a cada 10 segundos um incremento no carregamento, até o colapso. A relação peso e resistência da ponte foram os critérios da pontuação.
O PROJETO
Como estimativa de resistência do palito, foi realizado ensaios de tração com diferentes tipos de junções coladas, onde percebeu-se que os palitos se rompiam onde não havia a junção, ou seja, a junta resistia mais que o próprio corpo do palito. Com os dados do ensaio de resistência a tração, realizou-se uma análise estrutural por meio de um software CAD 3D, possibilitando a estimativa de colapso da ponte.
O diferencial da nossa equipe foi o processo de fabricação, onde cada membro foi responsável por uma etapa do processo. No início foram selecionados os palitos recebidos, sendo descartados os palitos com falhas. Com a utilização de uma gilhotina, retirou-se as pontas arredondadas dos palitos para uma maior homogeniedade da estrutura. Após este processo, deu-se inicio ao processo de corte e separação dos palitos de acordo com os angulos de encaixe. Com a quantidade de palitos suficiente e munidos com o projeto 2D, os menbros da equipe iniciaram a montagem da estrutura que se dividia em quatro módulos, por fim estes foram unidos, formando a estrutura em treiliça invertida.
A ponte obteve um peso de aproximadamente 0,536 kg e suportou uma carga de 220 kgf, sendo a terceira melhor ponte da competição.
![]() Simulação de uma Viga da Ponte | ![]() Simulação de Esforços sobre a Ponte | ![]() Manual de Montagem |
---|---|---|
![]() Banner de Apresentação do Projeto | ![]() Foto da Equipe | ![]() Ponte Após a Ruptura |